12/Maio

Em Obras | Senai amplia capacidade de formação de mão de obra para a construção civil em Caxias do Sul

A Agência de Educação Profissional SENAI da Construção Civil em breve estará em novo endereço. Com o advento de novas tecnologias e preocupados em qualificar cada vez mais os profissionais para o segmento da Construção Civil, o SENAI está construindo um prédio de 3.139m² para a formação de profissionais para o setor, bem como para absorver e transferir novas tecnologias, além dos cursos já ministrados. A instituição irá atuar na capacitação de profissionais em automação predial e na assessoria de projetos de prédios inteligentes. De acordo com Gerente de Operações do SENAI Jorge Luiz Pasqual, as novas instalações compreendem oficina de alvenaria, oficina de revestimento cerâmico, oficina de hidráulica, oficina de carpintaria, oficina de eletricidade predial, oficina de pintura predial e gesso, oficina de automação predial, aulas práticas, treinamento em altura, laboratórios de informática, laboratório de ensaios, sala de professores, sala de reuniões, salas de aula, depósito de matéria-prima e sanitários.

Pasqual informa que o prédio que irá abrigar o setor da Construção Civil fará parte do Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica, situado na Rua Travessão Solferino, 501, no Bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul. A previsão de conclusão da obra é para final de 2015.

Para o Gerente de Operações do SENAI Saul João Devenz, a nova Escola da Construção Civil é uma prova da valorização da Direção Regional do SENAI-RS para com as empresas, com o SINDUSCON CAXIAS e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Caxias do Sul. Esta parceria, que teve inicio em 4 de maio de 2003, data da inauguração da Agência de Educação Profissional Senai da Construção Civil, resultou num projeto de sucesso que se estende há mais de 12 anos e que já beneficiou mais de 20 mil trabalhadores do segmento.

Devenz explica, que no projeto inicial, a instalação da Escola da Construção Civil teve como articuladores o empresário Olivir Hilário Viezzer, na época Presidente do SINDUSCONCAXIAS, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Antônio Olírio dos Santos Silva e a Direção Regional do SENAI. Criada com êxito, esta parceria foi mantida até hoje pelas diretorias que se sucederam no SINDUSCON CAXIAS. “Este trabalho em conjunto tem possibilitado a qualificação de mais de mil trabalhadores todo ano do segmento da Construção Civil em nosso município”, afirma Devenz.

A estimativa é iniciar o ano letivo de 2016 no novo complexo. Atualmente, existem duas turmas no turno da tarde, totalizando 50 alunos, mantidos por empresas. “O sucesso de mais este empreendimento tem como resultado o trabalho de uma parceria vitoriosa e quem ganha é o trabalhador do segmento da Construção Civil”, enfatiza o Gerente do Senai.

Já o Presidente do SINDUSCON CAXIAS, Volnei Luiz Sebben, comemora o empreendimento do SENAI e os frutos da parceria com a iniciativa privada e com o Sindicato dos Trabalhadores, pois a nova escola representa um avanço e vem ao encontro das iniciativas do SINDUSCON CAXIAS em promover a formação e qualificação de mão de obra em Caxias do Sul, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos.

Parceiros

Associados