23/Junho

Em Obras | SINDUSCON CAXIAS incentiva a utilização de energias renováveis

Uma das ações promovidas pelo SINDUSCON CAXIAS entre os seus associados é o incentivo e a orientação para o uso de práticas sustentáveis em suas construções. Uma delas é a utilização de energias renováveis, que conforme José Dall’Agnol, Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da entidade, são provenientes de recursos naturais e que não agridem o meio ambiente. “Este é um investimento a longo prazo e que dá muito retorno, tanto financeiro quanto para o meio ambiente. O uso deste tipo de energia é o futuro e no Brasil ainda há muito campo para investir nesta área”, explica Dall’Agnol.
Exemplo deste tipo de energia é a fotovoltaica, que é a obtida por meio de placas instaladas em terrenos ou telhados e que absorvem luz solar para transformar em energia. Outra muito conhecida é a eólica, por meio do vento, e biocombustível, que produz combustível para veículos através da cana de açúcar e milho, entre outros produtos. O Diretor de Materiais e Tecnologia do SINDUSCON CAXIAS, Juliano Rafael Schaefer, comenta que atualmente existem dois prédios na cidade que utilizam placas solares para gerar energia. “Na construção de casas a iniciativa está se tornando cada vez mais comum”, afirma.

Energias renováveis impedem que se importem combustíveis como o carvão e o gás natural para gerar eletricidade, poupando dinheiro do país e evitando o efeito estufa.

Parceiros

Associados