28/Abril

Em Obras | Você conhece o CPMR - Nordeste/RS?

Na coluna desta semana vamos tratar de um tema bastante importante: o Comitê Permanente Microrregional Sobre Condições e Meio Ambiente na Indústria da Construção Civil na Região Nordeste do Rio Grande do Sul (CPMR-Nordeste/RS). Conforme explica o diretor de Relações do Trabalho do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (SINDUSCON CAXIAS) e Coordenador do Comitê, Virvi Jordão Marcilio, este organismo foi criado em 2007 com a finalidade de divulgar e conscientizar trabalhadores e empresários em relação às normas reguladoras (NRs) de saúde e segurança no trabalho.

Coordenado atualmente pelo SINDUSCON CAXIAS, o Comitê conta com a participação ativa do Poder Público, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho e da Prefeitura de Caxias do Sul; da representação patronal, através do SINDUSCON CAXIAS; e da representação dos empregados, através dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Comitê estão a produção de vídeos e cartilhas sobre segurança e palestras e audiências públicas nos municípios de Bento Gonçalves, São Marcos, Flores da Cunha, Veranópolis, Garibaldi, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Antônio Prado e Nova Prata. A promoção de todas estas ações teve como resultado a redução dos acidentes nos canteiros de obras da Região.

De acordo com o Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Caxias do Sul, Carlos Fadanelli, o CPMR-Nordeste/RS, através das atividades que desenvolveu a partir de 2007, conseguiu melhorias na segurança do trabalho, nas condições da área de vivência e redução do trabalho informal. Entre as atividades que auxiliaram nessas melhorias está o desenvolvimento do filme Linhas de Vida, que é apresentado ao setor da Construção Civil e aos trabalhadores, mostrando a evolução da segurança no trabalho.

Para o Gerente do Ministério do Trabalho e Emprego em Caxias do Sul, Vanius João de Araujo Corte, a atuação do CPMR-Nordeste/RS tem sido fundamental para a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho. Além disso, tem servido como exemplo para outros setores, pois demonstra que, mesmo existindo divergências, é possível trabalhar em conjunto em benefício da segurança do trabalho.

Parceiros

Associados