12/Abril
Kariza A. de Barros

Intercâmbio técnico em bairros planejados de Pelotas

No dia 5 de abril, o SINDUSCON Caxias Jovem promoveu o Programa de Intercâmbio Técnico aos bairros planejados Quartier e Parque Una, em Pelotas. A intenção foi conhecer novos produtos do mercado imobiliário da região de Pelotas e a tecnologia de planejamento e execução embarcada nos empreendimentos, além de formar novos prospects e divulgar o trabalho do SINDUSCON Caxias Jovem às empresas visitadas.

O Parque Una, proposto pela Idealiza Urbanismo, foi concebido com o conceito do novo urbanismo, proporcionando uma cidade pensada para as pessoas. O projeto contempla um grande espaço, com ruas tranquilas que levam para o centro movimentado do bairro. Suas vias de acesso fluem de forma orgânica, passando por conjuntos comerciais e de serviços, chegando à praça, local onde todos poderão compartilhar o que de melhor a infraestrutura de esporte e lazer do o bairro oferece.

Também seguindo o conceito de novo urbanismo, o Quartier foi planejado pelo premiado arquiteto e urbanista brasileiro Jaime Lerner. O bairro privilegia pedestres e tudo é projetado em escala humana e o design, além de beleza, traz sustentabilidade e favorece a circulação, os acessos e o convívio.

De acordo com Lucas Trentin, coordenador do SINDUSCON Caxias Jovem, os produtos visitados são muito bons e diferenciados, ambos com selos greenbuilding de sustentabilidade. “Foi uma visita muito proveitosa”, destaca.

Maria Inês Menegotto de Campos, diretora da Edif Engenharia e Arquitetura e diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade do SINDUSCON CAXIAS, integrou a comitiva e ressalta que a visita, além de técnica foi uma aula de empreendedorismo em dois grandes empreendimentos da cidade. “Achei muito interessante a forma de trabalho por meio de tecnologias e bibliografias de como empreender. O que chamou a atenção é que ambos estão na contramão das demais construções do Brasil, ou seja, estão criando loteamento abertos”, aponta.

Além de integrantes da diretoria do SINDUSCON CAXIAS e SINDUSCON Caxias Jovem, também participaram do intercâmbio empresas associadas à entidade.

Parceiros

Associados