21/Junho
Guilherme Kardel

Promovido pelo SINDUSCON, O Futuro da Minha da Minha Cidade reúne 250 pessoas em Caxias

Caxias do Sul consta agora na lista das cidades visitadas pelo projeto O Futuro da Minha Cidade, proposta da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O SINDUSCON CAXIAS realizou o evento na tarde desta terça-feira (13.06), no Hotel Intercity, contando com a presença de 250 pessoas.

Autoridades, associados, estudantes e profissionais de diversas áreas acompanharam as palestras de Sílvio Barros e Laura Sobral, representantes do projeto. Eles questionaram o público sobre qual futuro a sociedade de Caxias espera para a cidade, apontaram pontos positivos e negativos do município, e apresentaram ações que podem ser implementadas.

Sílvio Barros provocou a plateia: “Nós estamos falando de futuro. As pessoas estão só aumentando a população ou estão contribuindo para o desenvolvimento da cidade? Precisamos ter planejamento, para sermos protagonistas das mudanças e não reféns. Fazer da cidade um privilégio para quem vive nela, e um lugar onde as pessoas queiram conhecer. É preciso confiança entre a sociedade e o poder público. Saiam da zona de conforto e participem. Contribuam para uma sociedade civil organizada, aumentem o grau de interatividade e influência”.

“Mais do que querer mudanças, é preciso ter vontade e atitude para mudar. Viver em uma cidade com boas condições é um direito de todas as pessoas que vivem nela. Para buscar uma cidadania ativa é necessário ver oportunidades em espaços imperfeitos, e que as pessoas que se mobilizem com pequenas intervenções, mas com um objetivo de grande impacto no coletivo. As pessoas precisam parar de reclamar e começar a fazer”, disse Laura Sobral. A arquiteta visitou Caxias e fez um estudo de caso. Entre as situações observadas, ela apontou: “Caxias precisa unir o micro e o macro, para todas as pessoas participarem e colaborarem para o crescimento da cidade. Diversificação de público também é interessante – incluir todas as faixas etárias para pensar sobre a cidade, fazer projetos. É prazeroso ter esse vínculo com a cidade. Nós fazemos a cidade todos os dias”, finalizou.

O presidente do SINDUSCON CAXIAS, Oliver Chies Viezzer agradeceu os palestrantes e reforçou sobre a importância do evento: “Nosso povo sempre lutou pelo crescimento da economia da cidade. Se temos índices de conquistas, eles são fruto de muito esforço, garra e trabalho. Mas, Caxias precisa voltar a crescer. Precisamos contribuir com o Poder Público para mudanças positivas na cidade. Agradeço aos nossos palestrantes, que trazem para Caxias do Sul esse importante evento”, destacou.

Para finalizar, o público assinou a “lista dos apaixonados”, sinalizando a disposição para colaborar com ações de melhorias para o futuro da cidade. Em Caxias, o debate sobre o plano de desenvolvimento estratégico do município vai ser permanente, através das Câmaras Técnicas que serão criadas dentro do Conselho de Desenvolvimento e Estratégico de Caxias do Sul.

Parceiros

Associados