29/Março
SINDUSCON CAXIAS

Proposta do novo PDDI 2018 e dados do setor são apresentados na primeira reunião-almoço de 2018

Mais de 80 associados participaram da primeira reunião-almoço do SINDUSCON CAXIAS nesta quarta-feira. Por cerca de 1h30min o assessor técnico da entidade, Fabio Mânica apresentou as etapas desenvolvidas de maio de 2017 até o presente momento e as mudanças que afetam diretamente o setor da construção civil da cidade.

O presidente do SINDUSCON, Oliver Chies Viezzer, agradeceu os esforços dos envolvidos em avaliar o texto do PDDI e em cumprir os prazos para a entrega das sugestões em prol do setor da construção civil. “Continuamos em contato com o Legislativo, trabalhando para que haja um equilíbrio na proposta final”, destacou.

Entre algumas das mudanças do novo PDDI estão o alargamento viário, a redução do perímetro urbano e a nova tabela de zoneamento com redução do potencial construtivo da ZR4. Como propostas, Mânica ressaltou que o Sinduscon sugeriu a equiparação de TO comercial e industrial, tomada do AFE, AL em esquinas livre escolha e gleba máxima para conjunto residencial horizontal. “Existe boa intenção por parte do Executivo e Legislativo, no entanto não foram observados alguns quesitos de forma mais pontual”, destacou.

Posteriormente, o evento contou com a presença do coordenador de Mercado Urbano da Sulgás, Ari Rogério De Marco, que apresentou a evolução da rede urbana de gás natural em Caxias do Sul. Em operação desde 2000, a Sulgás tem feito investimentos a partir de 2006 de forma mais intensa no segmento da construção civil da cidade com foco em prédios comerciais e residenciais. De Marco ressaltou a ampliação de projetos de urbanização para em breve ampliar ainda mais a rede na cidade.

Por fim, a diretora de Economia e Estatística, Vanessa Borges Camargo, apresentou os números do setor nos dois primeiros meses de 2018 na comparação história a partir de 2014. Tanto a evolução de projetos quanto de Habite-se registraram crescimento na comparação com o mesmo período de 2017, o que traz ainda mais otimismo para os empresários. Enquanto em 2017, nos meses de janeiro e fevereiro, foram aprovados 42.437 metros quadrados de projetos, o mesmo período deste ano registrou 55.616. “O mês de março, pelo que podemos identificar até o momento, também será positivo”, informou.

Parceiros

Associados