25/Junho
Sinduscon Caxias

Reunião-almoço SINDUSCON CAXIAS junho de 2015

Os associados do SINDUSCON CAXIAS tiveram a oportunidade de saber como serão as novas instalações da Escola da Construção Civil do SENAI Caxias. O assunto foi abordado pelo Supervisor de Educação e Tecnologia do SENAI, Igor André Krakheche, durante a Reunião-almoço do Sindicato, que ocorreu na quarta-feira, dia 24 de junho, às 12h, no restaurante subsolo da CIC Caxias.

Com o objetivo de qualificar cada vez mais profissionais para o segmento, e acompanhando as novidades tecnológicas do setor, o SENAI está construindo um prédio de 3.139m². As novas instalações compreendem oficina de alvenaria, oficina de revestimento cerâmico, oficina de hidráulica, oficina de carpintaria, oficina de eletricidade predial, oficina de pintura predial e gesso, oficina de automação predial, aulas práticas, treinamento em altura, laboratórios de informática, laboratório de ensaios, sala de professores, sala de reuniões, salas de aula, depósito de matéria-prima e sanitários. Situado na Rua Travessão Solferino, 501, no Bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, a previsão de entrega do prédio é para final de 2015.

Conforme Krakheche esta obra faz parte de uma estratégia de crescimento do SENAI, atendendo o desafio de duplicar a quantidade de vagas em educação profissional, expandir sua rede de serviços e gerar inovação. “Estamos trabalhando na fronteira do conhecimento, com uma estrutura física diferenciada, a realização de cursos com alto valor agregado e equipe especializada”, pontuou o Supervisor.

Na sequencia, o evento contou com a participação do Coordenador do Laboratório de Tecnologia Construtiva da UCS, Daniel Pagnusati, que mostrou os resultados do laboratório. Inicialmente ele falou sobre o histórico, estrutura, área de abrangência e crescimento de ensaios realizados, que atualmente totalizam em torno de 14 mil por ano. “Realizamos ensaios em protótipos com avaliação acústica e térmica, por exemplo. O nosso laboratório está a disposição para atender o mercado da construção civil com soluções inovadoras, avaliando materiais, sistemas construtivos e dando todo o suporte necessário”, destacou. Complementando a explanação de Pagnusati, a professora da UCS e Consultora do LBTEC, Maria Fernanda de Oliveira Nunes, apresentou alguns estudos de casos promovidos por alunos da Universidade com empresas da região.

O presidente do SINDUSCON CAXIAS, Volnei Luiz Sebben, em sua fala, comemorou a iniciativa do SENAI e a atuação do laboratório da UCS, evidenciando que o investimento em qualificação e em novas tecnologias são essenciais para a competitividade das empresas da construção civil. “Diante de momentos de crise vão se manter no mercado aquelas organizações que se qualificarem”, finalizou Sebben. 

Ao final da Reunião o presidente do SINDUSCON CAXIAS, Volnei Luiz Sebben, realizou, em nome da entidade, homenagem aos senhores Saul João Devenz, ex-gerente de Operações do Senai e ao senhor, Jorge Luiz Pasqual ex- Gestor do Centro Tecnológico de Mecatrônica, do Centro Tecnológico Automotivo, da Agência de Educação Profissional do Plástico, ambos receberam uma placa do Sindicato, para homenagear os serviços prestados ao longo do periodo que permaneceram no Senai.

Parceiros

Associados