12/Dezembro
Berenice Stallivieri

Toma Posse a Nova Diretoria do SINDUSCON CAXIAS

Em evento festivo realizado no dia 28 de novembro, Rodrigo Postiglione assumiu como Presidente para o período de 2020-2022. Na mesma solenidade, foram homenageados com o Mérito da Construção Civil Waldy Buselato e Hugo Grazziotin (In Memorian).

 

   Em evento realizado no restaurante da CIC de Caxias do Sul, no último dia 28 de novembro, tomou posse a nova diretoria do SINDUSCON CAXIAS para a gestão 2020-2022. Na mesma oportunidade, o Sindicato outorgou o Mérito da Construção Civil, sua maior honraria, ao construtor Waldyr Buselatto e ao engenheiro Hugo Grazziotin (In Memorian).

   A primeira parte do jantar festivo, que contou com a presença de centenas de associados da entidade e várias autoridades e lideranças de diferentes segmentos econômicos, foi empossado o arquiteto e urbanista Rodrigo Postiglione como novo Presidente do SINDUSCON para os próximos três anos, tendo como vice-presidente Alex Cistiano Foppa; vice-presidente de Finanças e Patrimônio, Vanessa Borges Camargo Marzotto; e vice-presidente de Administração, Maria Inês Menegotto de Campos.

   Também foram empossados novos conselheiros e  diretores das diversas áreas que integram a nova diretoria, eleita em chapa única, no final de outubro, mantendo uma tradição do Sindicato que vem desde sua criação, em 1974. (Confira abaixo a nominata completa dos integrantes da Diretoria Gestão 2020-2022).

NOMINATA

Cargos Eletivos

Diretoria Executiva

 Presidente                                                          Rodrigo Postiglione

Vice-Presidente                                                    Alex Cristiano Foppa

Vice-Presidente de Finanças e Patrimônio               Vanessa Borges Camargo Marzotto

Vice-Presidente de Administração                          Maria Inês Menegotto de Campos         

 

Conselho Fiscal                                       

Titulares                                                      Suplentes

Valmor Lorencet                                           Gianluca Pietta

Valdemor Antonio Trentin                             Eduardo Martins

Rodrigo Fachini                                            João Paulo Sebben

  

Cargos preenchidos por indicação do presidente eleito:

Diretoria de Relações do Trabalho

Diretor Titular                                             José Dall’Agnol 

Diretor Suplente                                         Carlos Alberto Rech          

Diretor Suplente                                         Alan Toigo

 

Diretoria de Assuntos Imobiliários

Diretor Titular                                             Sergio Alexandre Bortolatto         

Diretor Suplente                                         Leonardo Wisintainer Balen

Diretor Suplente                                         Lourenço Livramento

 

Diretoria de Materiais e Tecnologia

Diretor Titular                                             João Paulo Sebben

Diretor Suplente                                         Thiago Francisco Argenta

Diretor Suplente                                         Fabiano Feltrin

 

Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Diretor Titular                                              Lucas Trentin

Diretora Suplente                                        Tiago Donadello

 

Diretoria de Economia e Estatística

Diretora Titular                                            Sandra Sganderlla Fontoura

Diretora Suplente                                       Juarez Mazzocchi Júnior                              

Diretor Suplente                                         Juarez Cardoso Demori

 

Representante junto à FIERGS (Delegados)

Efetivo                                                      Rodrigo Postiglione

Efetivo                                                      Volnei Luiz Sebben

Suplente                                                   Rafael Rihl Tregansin

 

Conselho Superior

Dagoberto Lima Godoy

Ovídio Deitos

Marcus Vinicius Caberlon

Severino Sartori (in memoriam)

Olivir Hilario Viezzer

Juarez Mazzocchi

Rafael Rihl Tregansin

Valdemor Antonio Trentin

Volnei Luiz Sebben

Oliver Chies Viezzer

 

   O termo de posse foi proferido pelo gerente regional da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, Vanius Corte, que exaltou o “importante papel que o SINDUSCON CAXIAS exerce no desenvolvimento da construção civil de Caxias e da região, sendo um exemplo de associativismo”.

       

   EMOÇÃO NA ENTREGA DO MÉRITO DA CONSTRUÇÃO

   A entrega do Mérito da Construção Civil, a maior honraria do Sindicato, ao construtor Waldyr Buselato e ao engenheiro Hugo Grazziotin (In Memoriam) constituiu-se num dos momentos de forte emoção dos participantes do evento.

   Oliver Chies Viezzer, presidente do SINDUSCON CAXIAS na gestão de 2017 a 2019, e o novo presidente, Rodrigo Postiglione, fizeram a entrega do troféu e do diploma correspondente à honraria a Waldyr Buselato, sob aplauso do público em pé. Num vídeo exibido antes da entrega, Buselato falou sobre sua trajetória na Construção Civil de Caxias do Sul, contando um pouco da história dos mais de 60 prédios que construiu na cidade, entre os quais os principais colégios e edifícios de destaque como o Parque do Sol.

   O filho de Hugo Grazziotin, Ricardo Varisco Grazziotin, também falou através de vídeo do trabalho e da criatividade do pai na sua trajetória como engenheiro em Caxias, da qual participou, também, da construção de importantes prédios e edifícios. Ricardo recebeu a honraria das mãos dos Presidentes Oliver e Rodrigo, e do atual vice-presidente de Patrimônio e Finanças do Sindicato, Valmor Lorencet.

 

PRESIDENTES DESTACAM UNIÃO NO SEGMENTO E OTIMISMO COM A RETOMADA DAS ATIVIDADES

   A tônica dos pronunciamentos do presidente do SINDUSCON CAXIAS na gestão 2017-2019, Oliver Chies Viezzer, e do novo presidente Rodrigo Postigilione, foi sobre os sinais de retomada e de recuperação do setor da construção civil, após o que classificaram de “cinco anos de imensas dificuldades”.

   “Na construção civil, 2019 termina com resultados já positivos – e eu afirmo que podemos ter a certeza -  que o nosso setor voltará a ser protagonista do desenvolvimento econômico do nosso país, gerando empregos, renda e alavancando uma nova fase de prosperidade”, disse Oliver.

   Por sua vez, Rodrigo Postiglione afirmou que, “depois de muita retração e sofrimento dos últimos anos, estamos retornando ao crescimento da economia com a construção civil, que é a locomotiva  do país com geração de empregos. Os números já apontam a retomada vigorosa e apostam no setor. Já estamos no sétimo mês de contratações formais positivas, sendo mais de 17.500 postos de trabalho no Sul do País. As taxas de juros mais baixas da história; Novas linhas de crédito, e crescimento dos números de financiamentos imobiliários com recursos do SBPE, apontando os melhores resultados  desde 2015.

   E acrescentou: “2020 será um ano de plenitude. Preparem-se”.

   Ao fazer um balanço da sua gestão, Oliver Viezzer agradeceu a todas as parcerias, com entidades, com o Mobi Caxias, instituições de ensinos e com o Sindicato dos Trabalhadores, entre outros. Igualmente, fez um agradecimento aos seus colegas de diretoria e colaboradores do Sindicato.

   Oliver disse que não faltou trabalho e dedicação na sua gestão e apesar das melhorias do setor a nível nacional, em Caxias do Sul ainda persiste um ambiente de dificuldades, principalmente diante das omissões e imposições de alguns setores da Prefeitura.

   “Infelizmente em nossa cidade não podemos negar que atravessamos um momento de turbulência e isso traz reflexos negativos para o nosso setor.

   A morosidade e as dificuldades que são impostas pelo ente público, nas suas diferentes esferas, ao empreendedor nunca foram tão explícitas. Ocorrendo justamente no momento que precisamos de maior agilidade para melhorar nossa competitividade e aproveitarmos as oportunidades.

   Ao encerrar nossa gestão à frente do SINDUSCON, preferia não falar disso, mas entendo que não podemos nos omitir.

   Para fundamentar nossa preocupação e não dar a impressão que estamos apenas querendo fazer tempestade em copo d´água, permitam que mencione aqui alguns exemplos, que estão a angustiar nossos associados no dia a dia.

   Em termos de novos projetos e regularizações, o município de Caxias do Sul está aprovando 1/3 do que aprovava há 5 anos e a emissão dos habite-ses acompanham essa mesma proporção.  E pasmem. Está levando muito mais tempo.

   Infelizmente, percebemos que a confiança, o bom senso, a sensibilidade e a busca de soluções foi perdendo o espaço para a insegurança, o medo, a ignorância e a tendência de procurar problemas”, acrescentou.

 

                              O FUTURO

   Sobre o futuro, Rodrigo Postiglione salientou que “vamos continuar vigilantes e atentos, porque ainda temos, muitos obstáculos a superar, principalmente nas questões locais.

   Precisamos contar com o apoio do Poder Público, buscando a desburocratização  e a agilidade nos processos, nos alvarás, nos habite-ses, como está sendo feito a nível federal e em alguns municípios da Serra, com pioneirismo.

   É um desafio que teremos pela frente e estamos cientes disso.

   No seu pronunciamento, Postiglione enfatizou que o SINDUSCON CAXIAS  é um dos mais importantes na geração emprego e  renda, “e somos os únicos que criam impostos vitalícios para o Município, principalmente pelo IPTU e posteriormente todos os demais decorrentes das transações imobiliárias”.

   Ao conclamar os construtores para que sigam unidos em torno do Sindicato, Rodrigo Postiglione afirmou que “também não podemos nunca perder de vista, o importante papel que temos como construtores, incorporadores, profissionais e trabalhadores da construção civil, junto à nossa comunidade”.

 

 

Parceiros

Associados