16/Agosto
SINDUSCON CAXIAS

Ubiraci Espinelli fala sobre produtividade na construção civil

Segundo o especialista em Gestão de Negócios, Ubiraci Espinelli, palestrante do Café com Inovação do SINDUCON CAXIAS, realizado na última terça-feira (15.08), a grande aposta para alcançar bons resultados na construção civil é conhecer o trabalho executado nos canteiros de obras.

“Existem três fatores que provocam uma variação nesse método: projeto e processo do produto, e organização do trabalho. Devemos saber que essas condições existem e entender porque acontecem. Produtividade é ser eficiente na transformação de recursos em produtos. São três pontos fundamentais”.

Espinelli apresentou exemplos de empresas estaduais e nacionais que seguiram os passos para alcançar a produtividade, além de destacar questões sobre sistemas orçamentais e prediais, banco de composições, tabela de contrapiso e de organização do trabalho dos funcionários, entre outros.

Para finalizar, o palestrante reforçou que os associados devem aproveitar o momento atual do setor. “É o momento da produtividade. Vocês precisam pensar na obra de maneira profissional, avaliando a RUP (Razão Unitária de Produção na Construção Civil) de cada processo. Coletar informações no canteiro de obras, mas sempre com logística de gestão. O custo da coleta não pode ser maior do que o resultado que ela pode trazer”.

Alémdo Café com Inovação, Ubiraci também palestrou para os alunos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), na segunda-feira (14/08) e para os alunos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no dia 15/08, integrando a programação da Semana Acadêmica dos cursos de Engenharia da Universidade.

Tanto o Café com Inovação quanto as participações na FSG e UCS foram iniciativas do SINDUSCON Jovem, que atua buscando fortalecer e incentivar a formação acadêmica e o aprimoramento técnico dos jovens na construção civil.

Parceiros

Associados