07/Julho

Em Obras | Responsabilidades ao manter um cão em obras

Algumas empresas acolhem cães, muitas vezes de rua, abandonados, para ajudarem na vigilância das obras ou até servirem de companhia a quem faz guarda noturna. Porém, algumas situações devem ser observadas para manter o bem-estar e segurança do animal e de todos os envolvidos.
Estes animais precisam receber os cuidados normais dados a qualquer animal de estimação, tais como cuidados veterinários, alimentação, água e um local adequado para que durmam, abrigados do sol e da chuva. Eles devem ser mantidos afastados dos locais de trabalho para própria proteção, dos trabalhadores e dos visitantes. De acordo com Rafael Tregansin, ex-presidente do Sinduscon Caxias e membro do Conselho Superior da entidade, estes cuidados devem ser observados pois, afinal, trata-se de um local de trabalho e quaisquer distrações podem ser potencialmente perigosas.
Tregansin ainda aponta que, após o final da obra, a orientação é que o cão seja adotado por algum dos trabalhadores ou família residente na vizinhança e, em último caso, seja encaminhado a alguma entidade protetora dos animais. Abandono está fora de cogitação.
Estes companheiros contribuem com o bom ambiente de trabalho das obras e merecem ser cuidados de maneira adequada, especialmente se tratando de uma criatura indefesa e que tanto benefício traz às pessoas.

Parceiros

Associados