18/Agosto

Banco de Materiais de Construção de Caxias do Sul terá ampliação

A finalidade é oferecer uma destinação correta para materiais e insumos que sobram ao término de obras

Imóvel é localizado na RS 122, próximo à Codeca em Caxias do Sul, será utilizado para instalação do Banco de Materiais Usados, o banco visa o recolhimento de diversos materiais de acessibilidade, novos ou usados, por meio de doação de pessoas físicas ou jurídicas.

O projeto tem o objetivo de criar um banco, que abasteceria entidades carentes com materiais utilizados na construção civil. Os itens seriam doados por empresas associadas ao sindicato. “Este projeto foi uma contribuição de extrema importância para comunidade de baixa renda, e visa atender as necessidades das empresas da Construção Civil que destinam materiais a serem disponibilizadas as pessoas de baixa renda” considera Rodrigo Postilgione, Presidente do Sinduscon Caxias.

Conheça um pouco mais do projeto:

Em janeiro de 2020 o Sindicato da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon Caxias) apresentou o projeto que visava atender áreas mais carentes da cidade. A entidade planejou e ganhou o apoio do poder público municipal que colocou a proposta em prática.

Inaugurado em 17 de dezembro de 2020, o Banco de Materiais de Acessibilidade de Caxias do Sul foi criado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Codeca, o convenio recebe sobras de materiais de construção que são destinadas às pessoas em vulnerabilidade e que precisam fazer reparos em suas moradias.

Em 2021, o vereador José Dambrós/PSB, protocolou o documento referente à ampliação do Banco de Materiais de Construção. De acordo com o parlamentar, as empresas da indústria da construção civil não possuem uma destinação correta para os materiais e insumos que sobram ao término das obras. Além das pessoas físicas que, na maioria das vezes, não realizam de maneira correta o descarte de materiais que podem ser reaproveitados.

No inicio de agosto deste ano, a Prefeitura de Caxias do Sul e o governo do Estado assinaram a rescisão do convênio e cedência do prédio da Metroplan, localizado na RS 122, próximo à Codeca ao município. O imóvel foi construído pela Metroplan em um terreno da prefeitura, o que deu origem ao convênio. O local será utilizado para a instalação do Banco de Materiais Usados, que irá receber sobras de materiais de construção que serão destinadas a pessoas em vulnerabilidade e que precisam fazer reparos em suas moradias.

Parceiros

Associados