20/Março
SINDUSCON CAXIAS

Gestão em segurança e prevenção de perdas é tema do Café com Inovação

O primeiro Café com Inovação de 2018, promovido pelo SINDUSCON Caxias Jovem, tratou da gestão de segurança e prevenção de perdas por meio do tema 'Agregando valor ao seu empreendimento: uma avaliação estratégica’. Para falar sobre essas questões foram convidados os representantes da Active Group, Mauro Nadruz, analista, especialista em projetos e prevenção de perdas, e Fernando Ferrari, gestor em planos estratégicos corporativos de segurança; especialista na alta gerência da segurança privada.

A insegurança é um assunto recorrente e em constante debate pelos poderes públicos e privados. Nesse sentido, empresas, condomínios e indústrias têm buscado estratégias para que seus patrimônios estejam protegidos. Nadruz e Ferrari enfatizaram a importância da realização de um processo completo de segurança, que inicia com o diagnóstico, passa pelo projeto de segurança, segue com o plano de segurança e se encerra com a auditoria. “O diagnóstico é uma das partes mais importantes da segurança, pois, trata-se da coleta completa de informações e permitirá quantificar e qualificar as necessidades de ferramentas”, explicou Nadruz.

Os profissionais ressaltaram a importância de se pensar na segurança já na concepção de um empreendimento, o que pode fazer toda a diferença, além de reduzir custos futuros. “Não existe uma norma ou cobranças legais sobre essa questão, mas é fundamental que tudo seja muito bem planejado, que câmeras, se necessárias, estejam em locais estratégicos e na posição correta, para agregar valor ao produto. Esse tipo de ação evita reformas ou reparos”, apontou Ferrari.

Nadruz e Ferrari ainda destacaram que a base da segurança não são os equipamentos, mas eles são ferramentas para auxiliar as pessoas na prevenção de futuros incidentes. “Tudo precisa ser muito bem estudado, nem sempre uma catraca ou controle biométrico são a melhor opção. O que é válido para o seu vizinho de prédio ou empresa, pode não ser o mais adequado para o seu caso, tudo preciso ser avaliado”, concluiu Nadruz.

Parceiros

Associados