07/Outubro

Recursos para ampliação do Hospital Geral, em Caxias do Sul, são repassados pelo governo estadual

O convênio para o aporte financeiro de R$ 15 milhões do governo estadual destinado à conclusão das obras de ampliação do Hospital Geral (HG), em Caxias do Sul, foi assinado na tarde de terça-feira (5), durante solenidade com a presença do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) e, da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. O recurso,que já havia sido anunciado no final de junho em visita do governador Eduardo Leite (PSDB) a Caxias do Sul, faz parte do pacote de investimentos do programa Avançar na Saúde, que prevê repasse para a área de R$ 249,7 milhões até o final de 2022.

Uma das demandas mais antigas da comunidade, a ampliação do complexo hospitalar possibilitará a expansão de 70% da área física e 62% da capacidade assistencial. Dos atuais 237 leitos, o HG passará para 355, ou seja, ampliará em 50% a capacidade de atendimento aos pacientes da Serra gaúcha. Assim, 275 serão leitos clínicos de internação, 30 serão destinados para UTI adulto, 20 para UTI pediátrica e 30 para UTI neonatal. A unidade de saúde é referência para 1,2 milhão de pessoas em 49 municípios que fazem parte da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O diretor do HG, Sandro Junqueira, comemorou o repasse. Segundo ele, os recursos estarão à disposição do hospital nos próximos dias e serão repassados diretamente para o caixa do HG e não do município, como se previa anteriormente.

Com a garantia desse repasse estadual e os demais valores já arrecadados, o HG iniciou um processo de licitação para contratar uma nova empreiteira com especialização em área hospitalar, estrutura e equipe para finalizar a obra, ou seja, para a instalação de móveis e equipamentos prontos para entrar em funcionamento. A expectativa é que as obras sejam concluídas em março de 2022.

Conheça a Campanha "TODOS pelo Geral para TODOS".

 

FONTE: MOBICAXIAS

Parceiros

Associados