15/Agosto
Júlio Soares

SINDUSCON comemora 45 anos em reunião-almoço na CIC

Evento contou com a palestra do Presidente da CBIC, José Carlos Martins, e teve a presença da maioria dos associados do Sindicato.

      Com o restaurante principal da CIC lotado e tendo a participação da maioria dos seus associados, diretoria, ex-presidentes e lideranças empresariais, principalmente do setor da Construção Civil, o SINDUSCON CAXIAS comemorou nesta segunda-feira, 12 de agosto, seus 45 anos.

    Tendo a programação inserida na reunião-almoço da CIC de Caxias do Sul, o aniversário da entidade teve como ponto alto a palestra do Presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, que veio a Caxias do Sul a convite do SINDUSCON.

    No início do encontro, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, entregou ao presidente do SINDUSCON CAXIAS, Oliver Chies Viezzer, uma placa homenageando a entidade. No seu pronunciamento, Gasparin destacou “o importante papel que o SINDUSCON representa no desenvolvimento da economia de Caxias e da região, como representante das empresas da construção civil”.

    Oliver Viezzer, por sua vez, exaltou a dedicação e o esforço que os ex-presidentes e suas respectivas diretorias nessas quatro décadas e meia, não só no fortalecimento e desenvolvimento da construção civil, mas também na contribuição que o SINDUSCON CAXIAS tem prestado, historicamente, desde sua criação em 13 de agosto de 1974, para o desenvolvimento e o progresso de Caxias do Sul e dos municípios da região de abrangência da sua base.

   Na condição de representante do Poder Executivo, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, cumprimentou o Presidente da CBIC pela abordagem da palestra, salientando que a Prefeitura está fazendo todos os esforços para atender as demandas da construção civil local, encaminhadas pelo SINDUSCON, principalmente a que trata de agilizar a tramitação, aprovação e liberação de projetos para obras.

    Presente no evento, representando a Câmara Municipal de Caxias do Sul, o vereador Édio Elói Frizzo, manifestou seu testemunho e agradecimento “pela grande e decisiva contribuição que o SINDUSCON está prestando no encaminhamento da reformulação da lei do Plano Diretor do Município, que será votado pelo Legislativo em breve”. Frizzo enfatizou que, graças ao envolvimento do SINDUSCON e do amplo debate com diferentes setores da comunidade, “estamos elaborando uma lei moderna e adequada aos padrões do que Caxias requer”.

 

MAIS ESTÍMULO E INCENTIVOS

    O Presidente da CBIB, ao discorrer sobre as dificuldades que o Brasil atravessa no momento, afirmou que “o país não vai sair desse buraco se não for através da construção civil, que tem a capacidade de gerar emprego e de dar respostas rápidas”.

      José Carlos Martins enfatizou que, para isso, é necessário que o atual governo tome medidas concretas de estímulo ao setor, iniciando pela desburocratização da atividade produtiva e econômica, que está emperrando a construção, pela concessão de mais crédito habitacional, com juros e acesso facilitados, e com a destinação de recursos para retomada das mais de 4 mil e 700 obras públicas que estão paralisadas no país.

    Martins ressaltou, ainda, que o setor não pode continuar amedrontado e receoso de tomar qualquer iniciativa e de colocar em prática qualquer projeto que resulte em novos empregos, enquanto persistir a rigorosa e implacável política de fiscalização, controle e impedimentos que inúmeros órgãos públicos estão aplicando.

    Disse, ainda, que o setor não pode mais ser dependente da demora na liberação e aprovação de projetos e licenças que as construtoras necessitam para levar adiante uma obra.

    Em ato contínuo à reunião-almoço, também nas dependências da CIC Caxias, presidentes de SINDUSCONs de várias cidades do Rio Grande do Sul, que formam o Conselho Estadual da Construção Civil, participaram de uma reunião de trabalho, onde discutiram vários assuntos de interesse do setor.

Parceiros

Associados