28/Setembro
Arquivo SINDUSCON

Assuntos diversos são tratados em RA do SINDUSCON CAXIAS

Com a presença de cerca de 100 associados, a Reunião-almoço do SINDUSCON CAXIAS realizada no dia 28 de setembro, contou com a presença do Presidente da ADCE Caxias do Sul, Gabriel Mognaga, que tratou do tema “Liderança com Valores”. E também com a apresentação do sócio da Radar PPP, Bruno Pereira, que falou sobre “Poder Transformador de PPPs e Concessões na Serra Gaúcha, Gasto Público com Qualidade”.

Dando boas vindas aos presentes, o Presidente da entidade, Volnei Sebben, expôs as ações que o SINDUSCON está fazendo em prol dos seus associados, principalmente ao que diz respeito a aprovação e liberação dos PPCI’S e contratação dos bolsistas para atuarem junto aos bombeiros e ajudar na triagem de projetos e verificação de documentos. “Hoje, antes da Reunião-almoço, tivemos um encontro produtivo com diversas autoridades do comando de bombeiros para agilizar essas melhorias”, esclareceu. Sebben ainda enumerou alguns eventos que contou com a participação da diretoria e representaçãoo do SINDUSCON.

Os associados ainda puderam conhecer um pouco mais sobre a ADCE – Associação de Dirigentes Cristão de Empresas de Caxias do Sul, que tem como objetivo construir uma sociedade mais justa e igualitária, bem como formar líderes éticos. O Presidente da entidade, Gabriel Mognaga, apresentou os prinicpias projetos da associação e convidou a todos para participarem do Encontro de Reflexão e se tornar um adeceano.

Por fim, a Reunião-almoço contou com informações a respeito das PPPs e Concessões na Serra Gaúcha com o sócio da Radar PPP, Bruno Pereira. Ele explicou a sistuação das PPPs no Brasil, conceitos e aspectos essenciais, tendências nos municípios, apresentou alguns casos e mostrou oportunidades em Caxias do Sul. A PPP é uma parceria entre a Administração Pública e a inciativa privada com o objetivo de fornecer serviços de qualidade à população. “Existem dois modelos de contratação, num o estado compartilha risco com diversos fornecedores e no outro com apenas uma empresa”, comentou.

O sócio da Radar explicou ainda que a PPP é uma tendência porque o financiamento é privado e os contratos são de longo prazo. “Iluminação pública, saneamento básico, residuos sólidos e prédios públicos são exemplos de concessões”. Bruno também elencou alguns desafios para os projetos de PPP prosperarem como capacidade institucional, Gestão do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), Receita Corrente Líquida (RCL), garantias do poder público, tentação de escopos muito amplos, entre outros.

 

Parceiros

Associados