17/Setembro

Em Obras | Reunião-almoço na CIC comemora 40 anos do SINDUSCON CAXIAS

A Reunião-almoço da CIC Caxias do dia 14 de setembro foi alusiva aos 40 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul - SINDUSCON CAXIAS. O evento teve início com a palavra do Presidente da CIC Caxias do Sul, Carlos Heinen, que parabenizou a entidade pela passagem do seu aniversário e entregou uma placa a Volnei Sebben, Presidente do Sindicato, em comemoração à data festiva.
A palestra da Reunião-almoço ficou por conta do Engenheiro Civil Sílvio Barros, com o tema abordado “Cidades sustentáveis: quais os desafios a serem superados?”. Em sua fala, Barros questionou os presentes sobre o futuro de Caxias do Sul em 20 anos. Segundo ele, planejamento é essencial para preparar a todos para o que virá, principalmente levando em conta a realidade dos fenômenos climáticos.
Então, apresentou o Círculo da Sustentabilidade, que cita as necessidades nos âmbitos social e político, ambiental, econômico e cultural. Barros também destacou que a responsabilidade de pensar no futuro da cidade recai nas entidades, com sua força e legitimidade. “Elas podem e devem emprestar ao poder público a sua experiência”, afirmou. O palestrante comentou tendências e deu como exemplo Maringá (PR), município que se tornou referência no assunto. Barros encerrou sua participação propondo a discussão: seremos protagonistas ou reféns da transformação?
Em seguida, o Presidente Volnei Sebben tomou a palavra. Inspirado pela palestra, sugeriu a união das entidades para planejarem o futuro de Caxias do Sul. Ele ainda agradeceu a todos pela presença nesta data tão significativa e pela participação junto ao SINDUSCON CAXIAS, além de comentar sobre o futuro da entidade e do seu trabalho. “Nosso objetivo é encontrar novas tecnologias e inovações na construção civil, para tornarmos as obras cada vez mais sustentáveis, investindo também na capacitação da mão de obra, segurança e no bem estar dos trabalhadores.” Ao final, agradeceu ao Presidente Heinen pelo espaço e homenagens.

Parceiros

Associados