30/Junho

Em Obras | Saiba mais sobre boas práticas em canteiros de obras

A construção civil, atividade que movimenta diversos setores da economia global, possui diferentes ambientes de trabalho dentro de um canteiro de obras, onde é importante que condições adequadas de permanência dos trabalhadores sejam proporcionadas. Nestes locais, são vários os fatores que podem colocar em risco a segurança e a saúde dos colaboradores, como a falta de controle do ambiente de trabalho e do processo produtivo, além da orientação educativa precária oferecida aos operários. Conforme o Diretor Suplente de Relações Trabalhistas do SINDUSCON CAXIAS, Carlos Alberto Rech, as condições de trabalho e a quantidade de acidentes em obras estão fortemente ligadas, na medida em que elas determinam as bases das relações sociais e o estado psicológico dos trabalhadores. “Em conjunto com as recomendações técnicas legais (Normas Regulamentadoras - NRs), cuidados com a segurança são essenciais para o bom andamento destes locais de trabalho”, explica Rech.

“Segurança no trabalho é sinônimo de preservação da vida e da dignidade do trabalhador.”

Confira algumas práticas que contribuem para o trabalho seguro em canteiros de obras:
- política de segurança preventiva;
- criar uma nova consciência e buscar comprometimento dos trabalhadores na busca por qualidade de vida;
- ser um multiplicador, conscientizando os trabalhadores na divulgação da política de segurança;
- realizar campanhas e treinamentos específicos de segurança, além de cursos e eventos em parceria com SINDUSCON CAXIAS, Sindicato dos Trabalhadores, SESI e SENAI;
- padronização de áreas de vivência, proteções coletivas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s);
- atuar conjuntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- reunir colaboradores periodicamente para refletir o tema Segurança e Saúde no Trabalho, mostrando atitudes certas e erradas praticadas nos canteiros de obras.

Parceiros

Associados