19/Maio

Em Obras | SINDUSCON CAXIAS presente no Conselho de Administração da CBIC

 “A CBIC defende o setor como um todo: empresas, cadeia produtiva e trabalhadores, tendo como foco o desenvolvimento do País”

     Considerado um setor vital para o desenvolvimento, a construção civil sempre refletiu o desempenho da economia brasileira, independentemente de períodos ou de governos. Para representar os interesses do segmento nacionalmente, existe a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade fundada em 1957, no estado do Rio de Janeiro. Congrega a construção no País em suas diversas esferas: indústria imobiliária (construção de imóveis residenciais, comerciais e industriais para comercialização), obras públicas (relacionamento com as várias esferas de governo), políticas habitacionais e habitações de interesse social.

     Por meio da participação do ex-presidente Rafael Rihl Tregansin (Gestão 2008-2010), o SINDUSCON CAXIAS integra a atual gestão do Conselho de Administração da CBIC. Juntamente com Tregansin, estão mais dois conselheiros gaúchos, que têm a missão de representar a entidade nacional no estado. “Mantenho-me informado sobre os assuntos discutidos na CBIC e opino sempre que possível ou solicitado”, explica Tregansin. Além disso, o conselheiro, que na estrutura diretiva da CBIC é também denominado vice-presidente, contribui na transmissão de informações ao SINDUSCON CAXIAS e Conselho Estadual da Construção Civil (formado pelos Sinduscons do RS), leva as demandas do segmento e apresenta o posicionamento das entidades estaduais sobre os vários temas discutidos.

     Para bem desempenhar seu objetivo, a CBIC estende suas ações sobre os mais variados campos, como políticas de meio ambiente, desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, relações do trabalho, ação social, estudo de legislações e análise de indicadores, entre outros. É ligada à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dialoga com ela sobre os mais variados assuntos de interesse da indústria nacional, sempre com o foco no setor da construção. Em sua rotina, são realizadas reuniões mensais das comissões e uma reunião mensal do Conselho de Administração, que aborda os assuntos principais das comissões e outros que tenham caráter urgente ou que gerem grande impacto sobre o setor. Realiza ainda reuniões periódicas com entidades financeiras como CAIXA e Banco do Brasil, entre outros, para tratar de assuntos estratégicos e operacionais, bem como realiza seminários, cursos, divulga cartilhas de orientação e promove o Encontro Anual da Indústria da Construção (ENIC).

     Para Rafael Tregansin, a atuação da CBIC é fundamental para o bom andamento da construção civil no País. “O setor adquiriu tamanha importância para a economia que a atuação da CBIC tornou-se abrangente a ponto de praticamente todos os assuntos relativos à construção civil, sejam de iniciativa do Poder Executivo ou do Poder Legislativo, serem discutidos na entidade. A CBIC defende o setor como um todo: empresas, cadeia produtiva e trabalhadores, tendo como foco o desenvolvimento do País”, concluiu o ex-presidente

Parceiros

Associados