05/Maio

Em Obras | Sustentabilidade ambiental não é modismo.

Esse é um assunto muito sério e uma questão de sobrevivência. Representar empresas ambientalmente e socialmente responsáveis é um dos princípios do SINDUSCON CAXIAS, que atua de forma pró-ativa para conscientizar sua cadeia produtiva da importância de gerenciar de forma adequada seus resíduos. O Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da entidade, José Dall’Agnol, explica que uma das lutas do Sindicato é encontrar soluções para a correta separação e destinação dos resíduos sólidos gerados pela indústria da construção civil. Para isso, não tem medido esforços em colaborar com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) em busca destas soluções, por meio dos devidos licenciamentos. “Não é um processo fácil e rápido, mas passo a passo estamos avançando na conscientização de todas as pessoas envolvidas com o setor, sobre a importância da preservação do meio ambiente, através da gestão correta dos resíduos”, afirma José Dall’Agnol.

Para autenticar a implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o município de Caxias do Sul, por deliberação da Comissão Especial para Elaboração do PMGIRS – formada por SEMMA, SMU, SDETE, SEPLAN, PGM, Samae e Codeca - realizou e participou de diversas reuniões e de inúmeros eventos, dentre eles encontros setoriais, congresso municipal, conferências, audiências, oficinas e cursos. Passaram por todo este processo aproximadamente mil pessoas. Neste contexto, a participação do SINDUSCON CAXIAS foi de extrema importância, destaca o titular da SEMMA, Adivandro Rech. “As metas e ações apresentadas na consulta pública foram compostas, assim, a partir de um trabalho cauteloso junto à comunidade. Analisamos com muita responsabilidade a viabilidade de cumprimento de cada uma delas, sendo todas passíveis de execução dentro dos prazos estabelecidos”, informa o secretário.

Adivando Rech observa ainda que sendo a cidade formada por quase meio milhão de habitantes, com o objetivo de alcançar o máximo possível de pessoas que residem em Caxias, a Prefeitura realizou também a consulta pública online, procedimento este adotado por pouquíssimos municípios do País, para que outras sugestões (novas ou complementares) fossem submetidas à administração municipal, por meio da SEMMA, antes de a minuta de lei que instituirá o PMGIRS ser enviada à Câmara de Vereadores, o que deve ocorrer até o final de maio.

Parceiros

Associados