08/Outubro
Comunicação CBIC

I Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção,

No próximo dia 10 de outubro, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com apoio da CBIC, Abrainc, Prefeitura de Curitiba, Sinduscon-PR e do Senai, realiza, das 8h às 18h30, no Salão de Atos Parque Barigüi – Centro de Convenções, em Curitiba, no Paraná, o I Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção com os secretários responsáveis pelos licenciamentos de importantes municípios brasileiros.

 

Durante o evento será apresentado o estudo O Custo da Burocracia no Imóvel, realizado pela Booz&Co, por iniciativa da CBIC, da Abrainc e do MBC, que analisa os gargalos burocráticos que oneram e atrasam os empreendimentos imobiliários no País, impactando toda a sociedade brasileira. Pelo documento, entende-se, por exemplo, que a redução de prazos para a concessão de licenciamentos poderia ser uma forma de ajudar nas finanças municipais, pois anteciparia receitas com tributos importantes (ISS, ITBI e IPTU).

 

O Custo da Burocracia no Imóvel apresenta, por meio de exemplos reais, sugestões para trazer maior eficiência ao processo, bem como cases de sucessos nacionais e internacionais, além da apresentação das boas práticas no País. O objetivo do estudo é contribuir para tornar o setor da construção mais ágil, transparente e moderno, facilitando a aquisição de imóveis no Brasil.

 

O I Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção será um ambiente propício para a troca de experiências exitosas entre dez cidades (São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Belém, Curitiba, Joinville, Belo Horizonte e Salvador), que poderão ser difundidas pelo resto do País. 

Parceiros

Associados