28/Outubro
Pâmela dos Reis de Mello

O cenário econômico na área da Construção Civil para 2016 é debatido em reunião-almoço do Sinduscon Caxias

O SINDUSCON CAXIAS promoveu nesta quarta-feira, 28, a edição de outubro da sua tradicional reunião-almoço. Durante o evento o Diretor de Relações com o Município, Alexandre Susin, falou sobre os dados econômicos da construção civil, que sofreu uma retratação de 56%, quando comparado com o mesmo período do ano em 2014, bem como redução de novos projetos e de emprego. O Diretor também falou sobre a atuação do SINDUSCON CAXIAS junto ao CONSEPLAN - Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, apresentando novidades e melhorias reivindicadas pelo setor.

Na sequência o Eng. Carlos Alberto Antunes, Gerente Nacional de Segurança do Trabalho da Thyssenkrupp Elevadores, falou sobre a Segurança na Montagem de Elevadores, e repassou medidas preventivas e orientações para aumentar a proteção do trabalhador e minimizar fatalidades.

O evento seguiu com a abordagem do tema “Qual o cenário na área da construção civil para 2016?”, explanado pelo Presidente da entidade, Volnei Luiz Sebben e pelo Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Dall’Agnol, que participaram recentemente do ENIC 2015 (Encontro Nacional da Indústria da Construção), evento promovido de 23 a 25 de setembro em Salvador (BA), onde foram discutidas soluções e novos entendimentos para a construção civil.

Em suas explanações, Sebben e Dall’Agnol, apresentaram um panorama geral da economia para o setor, trazendo alguns movimentos que a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e os Sinduscon’s estão fazendo junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, afim de diminuir a burocracia para o acesso aos financiamentos por parte da população. “Não há perspectivas de melhorias para 2016. As empresas devem se mobilizar para compartilhar e buscar soluções como customização, alternativas de custo condominial, sustentabilidade, novos sistemas construtivos para redução de custo”, exemplifica Sebben. O Dr. Ademir Izidoro, Assessor Jurídico da entidade, ainda complementou o debate destacando informações do ENIC a respeito de relações do trabalho, com as novidades na lei estarão sendo aplicadas a partir de 2016.

Também fez uso da palavra a Dra. Edilaine Andreolla, Assessora Trabalhista do sindicato, comentando sobre o resultado do IX Simpósio de Relações do Trabalho, realizado pela FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) nos dias 22 e 23 de outubro, em Gramado.  

Parceiros

Associados