10/Janeiro
Prefeitura de Caxias do Sul

Oficializada a inclusão do Sinduscon Caxias no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente

Foi oficializada na manhã desta quarta-feira (10/01) a inclusão de duas novas entidades no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). A prefeita em exercício, Marisol Santos, sancionou a lei que tornou o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon) integrante do órgão. Por ser paritário, uma pasta municipal, de Segurança Pública e Proteção Social, também foi incluída no grupo de trabalho.

A aprovação da inclusão do Sinduscon no Comdema ocorreu no dia 5 de junho de 2023, no último dia da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul. Durante o ato na manhã desta quarta-feira, o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), chefe de Gabinete interino e presidente do Comdema, João Uez, ressaltou que a autorização para que o Sinduscon integrasse o Conselho foi unânime entre os conselheiros presentes no dia da votação. “Era uma demanda histórica, há 16 anos foi feito o primeiro pedido, que agora foi concretizado”, disse o secretário.

A prefeita em exercício lembrou que a lei tem uma importância fundamental para que a entidade privada participe dos debates pertinentes ao meio ambiente. “Quando falamos em iniciativa privada, meio ambiente e construção civil, a primeira organização que lembramos é o Sinduscon. A participação no grupo de trabalho ampliará o debate em torno das diretrizes e critérios de atuação do Conselho”, pontuou Marisol. A presidente do Sindicato, Maria Inês Menegotto de Campos, complementou que a instituição defenderá o meio ambiente da melhor forma possível. “O importante é fazermos para todos uma moldagem de cidade, cumprindo legislações, aconselhando quando for possível”, observou Maria Inês.

Também se manifestaram durante o ato, representando os conselheiros do Comdema, o ex-secretário do Meio Ambiente Nério Susin; o secretário do Urbanismo, Giovani Fontana; e o secretário de Gestão e Finanças e interino da Segurança Pública, Cristiano Becker. O Comdema é integrado por representantes de órgãos governamentais e entidades da iniciativa privada e os conselheiros se reúnem a cada dois meses.

Parceiros

Associados