18/Agosto
Foto por Fabiana de Lucena

PREFEITURA E SINDUSCON ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA AGILIZAR PROCESSOS DA SEMMA

A Prefeitura de Caxias do Sul e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon) firmaram, nesta terça-feira (18/08), um acordo de cooperação técnica para desenvolver um sistema de informática para a Secretaria do Meio Ambiente (Semma). O Sinduscon vai elaborar a ferramenta tecnológica em ambiente web, disponível na intranet e internet, possibilitando o protocolo eletrônico e acompanhamento de forma on-line das solicitações feitas na Semma.

A ferramenta também visa auxiliar a gestão interna de procedimentos e processos administrativos, bem como, permitindo o acesso ao público externo, em tempo real, dos casos em análise e licenciamento, modernizando e ampliando a qualidade e a agilidade das atividades, trazendo comodidade para os cidadãos que precisam dos serviços desta Secretaria.

No termo, cabe ao Sinduscon o custeio do investimento em tecnologia da informação para a implantação da ferramenta eletrônica, assim como já ocorre com a modernização da Secretaria do Urbanismo com o SMUWeb, termo firmado em 2013. Em contrapartida, o Município vai garantir a disponibilidade de condições de hospedagem para a ferramenta e os recursos humanos e técnicos necessários para a implantação das funcionalidades, fornecendo dados estatísticos e informações de processos.

O secretário do Meio Ambiente, Nério Susin comemorou a parceria."Vamos pular do século 19 pela papelada que usamos para o século 21 com a agilidade que esta ferramenta vai proporcionar, não só para a área da construção civil, mas para toda população que precisa dos serviços da Semma", informa.

O presidente do Sinduscon ressaltou a visão de futuro da administração em buscar parceria para desburocratizar o atendimento ao público."É a tecnologia sendo usada para o desenvolvimento da nossa cidade, atendendo de forma rápida à comunidade", destacou Rodrigo Postiglione.

Para o Vice-prefeito a parceria vem para facilitar o trabalho também dos servidores da Semma. "Lembro quando ajudei a montar a Secretaria do Meio Ambiente, não sabíamos nem como emitir licenças. Fico feliz com essa parceria que tem o objetivo de facilitador e não complicador. Facilitador no sentido de fazer as coisas certas com agilidade e para isso vem a tecnologia", agradeceu Edio Elói Frizzo.

Já o Prefeito Flávio Cassina elogiou a atitude do secretário Susin. "Quando reunimos a equipe de secretários pela primeira vez disse que pera permitido criar. E o secretário Nério entendeu, buscou parcerias, porque sozinhos não conseguimos fazer nada e está inovando. Parabéns a todos e que venham novas parcerias com o Sinduscon".

A implementação efetiva do sistema deve estar concluída até 30 de novembro de 2020.

Participaram também do ato de assinatura do termo a secretária de Recursos Humanos e Logística, Valéria Wormann, o diretor de Gestão Ambiental da Semma, Henrique Gustavo Koch, a vice-presidente de administração do Sinduscon, Maria Inês Menegotto de Campos, o diretor titular de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sinduscon, Lucas Trentin e o suplente, Tiago Donadello.

Parceiros

Associados