09/Novembro
Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Caxias do Sul

Sinducon Caxias presente na solenidade de entrega da Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil

A sessão solene foi realizada no início da noite desta segunda-feira, no plenário do Legislativo caxiense

Três personalidades foram agraciadas na noite desta segunda-feira (08/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, com a Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil. As arquitetas Jéssica De Carli dos Santos e Vilma Segalla Franke e a empresa Macro Madeiras ganharam o troféu como reconhecimento aos serviços prestados ao setor, por meio de obras diversas. A homenagem resultou do requerimento 60/2021. A condução dos trabalhos coube ao presidente da Casa, vereador Velocino Uez.

A vereadora Denise Pessôa fez o pronunciamento em nome de todos os parlamentares. Relatou uma síntese do currículo de cada um dos homenageados. De acordo com ela, o trio contribui para tornar a cidade um lugar melhor para se viver.

Depois de receberem os troféus, por breves instantes, cada um deles foi à tribuna, de onde fizeram agradecimentos. Ex-servidora pública municipal, Vilma Segalla narrou o quanto a arquitetura urbana local evoluiu nas últimas décadas. Relembrou que, como arquiteta de carreira do município, pôde acompanhar e ajudar nesse processo.

Entusiasta da preservação do patrimônio histórico e dirigente de diversos órgãos do setor, como o Viva a Cidade e o Instituto Samba, a arquiteta Jéssica De Carli dos Santos ressaltou que, hoje, apenas 10% dos profissionais atuantes na construção civil são mulheres. Ela é proponente do projeto Mosaico na Quebrada, junto à comunidade do Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. “A arte urbana tem o poder de democratizar os espaços visuais”, ressaltou.

Sócio-diretor da empresa Macro Madeiras, Antoninho Maragno agradeceu pela honraria. Citou um pouco da trajetória que fez com que o grupo empresarial se tornasse referência no mercado de pisos e acabamentos.

A indicação de Vilma partiu do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção (Sinduscon); a da Macro Madeiras, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA –RS); a de Jéssica, do próprio Legislativo. A comenda é outorgada pela Câmara, a cada dois anos, a profissionais liberais ou empresas que atuam de forma direta na área da construção civil, além de estabelecimentos de ensino e a professores das referidas áreas. Ela foi instituída a partir do decreto 322/A, de 3 de setembro de 2014, de autoria da vereadora Denise Pessôa, sofrendo alteração de periodicidade pelo decreto 362/A-2017.

Parceiros

Associados