05/Outubro
SINDUSCON CAXIAS

Valdir Angst fala sobre queda da Selic e o cenário da construção civil em reunião-almoço do SINDUSCON

O SINDUSCON CAXIAS promoveu na última quarta-feira, dia 27 de setembro, mais uma edição da tradicional reunião-almoço, no restaurante subsolo da CIC. Com enfoque no cenário da construção civil, o evento contou com a palestra de Valdir Angst, tratando sobre a queda do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) e projeções para o setor.

“Temos um histórico de elevação e queda no que diz respeito à Selic, isso decorre, principalmente, da crise que atingiu os Estados Unidos da América (E.U.A) no ano de 2008, e consequentemente, abalou a economia mundial”. Segundo Angst, durante este período (2008), o cenário da construção civil atingiu recorde de vendas, lançamentos e aprovações por metro quadrado, e ainda viveu uma redução das taxas de juros e aumento no preço da terra, o que tornou o momento favorável para os vendedores.

Após a onda positiva, algumas consequências começaram a abalar o segmento. Entre elas, o crescimento da inflação, da inadimplência e da taxa Selic – que passou de 7,25% para 14,25%. Além disso, mudanças também afetaram os mercados tanto de pessoa jurídica quanto de pessoa física. No primeiro caso, constam a queda de faturamento das empresas e redução de estoques. No segundo, crescimento dos fundos imobiliários, aplicação de recursos, e aumento da cautela por parte dos compradores no momento de efetuar uma compra de imóvel na planta.

Angst ainda falou a respeito dos quatro aspectosque podem contribuir para mudar o quadro da economia no Brasil: mercado externo, Governos, pessoas físicas e pessoas jurídicas. “O que não torna a projeção animadora, já que vivemos um quadro de instabilidade em ambos. A redução da taxa de juros será o principal catalisador da mudança. Temos que buscar permutas pensando em investimentos futuros. A recuperação da economia e do setor deve ser lenta e gradual, mas não vamos voltar ao que já foi o cenário no passado, nem devemos”.

O presidente do SINDUSCON CAXIAS, Oliver Viezzer, agradeceu a presença de Angst. “Nosso palestrante atuou por muito tempo como superintendente da Caixa Econômica Federal e agora presta consultoria para as nossas empresas, passando informações atualizadas para auxiliar os associados nas tomadas de decisões”. 

Parceiros

Associados